sábado, 21 de fevereiro de 2015

Olha eu to reagindo viu! hoje eu cuidei de mim, arrumei o cabelo, fiz as unhas, me depilei... Um grande progresso para quem tem dias que não tem vontade nem de tomar banho ou escovar os dentes... Também vi tv, novela, filme, BBB, Lavei pratos e até abri todas as janelas da casa. Confesso que tenho vivido na escuridão, só não consigo dormir nela, por que o sono só vem quando o dia está amanhecendo... Ah! eu comi! e comi direitinho, fiz ao menos 3 refeições, claro que não é nada comparado as 6 refeições que eu fazia a algum tempo atrás, mas já é melhor que nenhuma como ainda ontem... bom, os horários ainda estão meio desregulados mas almoçar 4 da tarde é melhor que hora alguma! Enfim, estou voltando a viver! Claro que essa rotina de computador, cama e TV não tem sido fácil e a noite ainda choro de saudade de você, mas uma hora essas lagrimas vão secar e nem só de tristeza e solidão eu vou viver. O estomago está bem melhor, a garganta está menos seca e o gosto amargo na boca está diminuindo. Tenho fé que minha vida vai se ajeitar e Deus ta caprichando em algo muito melhor pra mim. Enquanto isso vou tentando me bastar...
Confesso que ando muito cansada, sabe? Mas um cansaço diferente… um cansaço de não querer mais reclamar, de não querer pedir, de não fazer nada, de deixar as coisas acontecerem. Confesso que às vezes me dão umas crises de choro que parecem não parar, um medo e ao mesmo tempo uma certeza de tudo que quero ser, que quero fazer. Confesso que você estava em todos esses meus planos, mas eu sinto que as coisas vão escorrendo entre meus dedos, se derramando, não me pertencendo. Estou realmente cansada. Cansada e cansada de ser mar agitado, de ser tempestade… quero ser mar calmo. Preciso de segurança, de amor, de compreensão, de atenção, de alguém que sente comigo e fale: “Calma, eu estou com você e vou te proteger! Nós vamos ser fortes juntos, juntos, juntos.” Confesso que preciso de sorrisos, abraços, chocolates, bons filmes, paciência e coisas desse tipo. Confesso, confesso, confesso. Confesso que agora só espero você.

[Caio Fernando Abreu]

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

siga o coração, mas leve seu cerebro junto


Não é fácil tomar uma decisão, principalmente quando a cabeça e o coração estão descompassados. As vezes até sei qual o melhor caminho a seguir mas, as lembranças, os sentimentos e a saudade confundem minhas expectativas da realidade. E, por mais difícil que pareça é importante ajustar os dois para seguir em frente.
O primeiro passo é tomar a decisão, nesse momento preciso racionalizar mais, manter na mente os motivos pelo qual me fizeram optar pela mudança e que eu acredito que essa mudança seja o melhor para a minha vida.
Mas, nem sempre racionalidade é a resposta pra tudo, a emoção é um conjunto de pensamentos espontâneos que vem para me permitir ter uma serie de desejos que me levam a ações imediatas, medo, tristeza e angustia me fazem refletir mais e a alegria e o desejo me leva a procurar sempre uma vantagem daquilo. Então preciso aprender a balancear, razão e emoção, ambas são "vozes" disponíveis a minha consciência porém diferentes pois, um se manifesta mais em palavras e o outro através de emoções. Os sentimentos, como amor, magoa, compaixão, ressentimento, tem raízes mais profundas, mas tem que ser aceitos, ser resiliente, aprendi com uma amiga que resiliência é aceitar o que não podemos mudar, resistir e reagir de modo otimista as situações mais adversas da vida, algo difícil de conseguir mas que pode ser treinado pois pode ser um bom aliado. O problema é que quando as emoções tem um espaço muito maior em nossas mentes do que deveria ter, desequilibra as coisas e esse processo provoca a tristeza e até a depressão, então não é bom deixar espaço para que a frustração, a sensação de impotência tomem o lugar da motivação para resolver os problemas. Os acontecimentos que causam trauma são um alerta da vida para te despertar para novos comportamentos e reflexões que contribuam para melhorar a minha qualidade de vida.
Bom, saber eu sei e falar é fácil, difícil mesmo é por em prática, mas vou me permitir ouvir as mensagens que o corpo tem para passar sem deixar de ouvir o coração também, afinal a saúde vem em primeiro lugar e ninguém quer ter um infarto ou uma doença psíquica por causa de depressão né!? então não vou me tornar refém dos conflitos e tomar decisões sem pensar e sim manter a calma e ter motivação para levar a vida em paz e manter o equilíbrio entre a mente e o coração, afinal como disse Nelson Mandela: Uma boa cabeça e um bom coração formam sempre uma combinação formidável. Dessa forma é mais simples fazer o coração entender que o caminho a trilhar é o melhor a seguir.

Amor não se pede, é uma pena.

É uma pena correr com pulinhos enganados de felicidade e levar uma rasteira. É uma pena ter o coração inchado de amar sozinha, olhos inchados de amar sozinha. Um semblante altista de quem constrói sozinho sonhos. Mas você não pode, não, eu sei que dá vontade, mas não dá pra ligar pro desgraçado e dizer: ei, tô sofrendo aqui, vamos parar com essa estupidez de não me amar e vir logo resolver meu problema? Mas amor, minha querida, não se pede, dá raiva, eu sei. Raiva dele ter tirado o gosto do mousse de chocolate que você amava tanto. Raiva dele fazer você comer cinco mousses de chocolate seguidos pra ver se, em algum momento, o gosto volta. Raiva dele ter tirado as cores bonitas do mundo, a felicidade imensa em ver crianças sorrindo, a graça na bobeira de um cachorro querendo brincar. Ele roubou sua leveza mas, por alguma razão, você está vazia. Mas não dá, nem de brincadeira, pra você ligar pro cara e dizer: ei, a vida é curta pra sofrer, volta, volta, volta. Porque amor, meu amor, não se pede, é triste, eu sei bem. É triste ver o Sol e não vê-lo se irritar porque seus olhos são claros demais, são tristes as manhãs que prometem mais um dia sem ele, são tristes as noites que cumprem a promessa. É triste respirar sem sentir aquele cheiro que invade e você não olha de lado, aquele cheiro que acalma a busca. Aquele cheiro que dá vontade de transar pro resto da vida. É triste amar tanto e tanto amor não ter proveito. Tanto amor querendo fazer alguém feliz. Tanto amor querendo escrever uma história, mas só escrevendo este texto amargurado. É triste saber que falta alguma coisa e saber que não dá pra comprar, substituir, esquecer, implorar. É triste lembrar como eu ria com ele. Mas amor, você sabe, amor não se pede. Amor se declara: sabe de uma coisa? Ele sabe, ele sabe. 

[Tati Bernardi]

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Meu Deus, me dê a coragem de viver trezentos e sessenta e cinco dias e noites, todos vazios de Tua presença. Me dê a coragem de considerar esse vazio como uma plenitude. Faça com que eu seja a Tua amante humilde, entrelaçada a Ti em êxtase. Faça com que eu possa falar com este vazio tremendo e receber como resposta o amor materno que nutre e embala. Faça com que eu tenha a coragem de Te amar, sem odiar as Tuas ofensas à minha alma e ao meu corpo. Faça com que a solidão não me destrua. Faça com que minha solidão me sirva de companhia. Faça com que eu tenha a coragem de me enfrentar. Faça com que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo. Receba em teus braços meu pecado de pensar. 

[Clarice Lispector]

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Coragem, às vezes, é desapego. 
É parar de se esticar, em vão, para trazer a linha de volta. 
É permitir que voe sem que nos leve junto. 
É aceitar que a esperança há muito se desprendeu do sonho. 
É aceitar doer inteiro até florir de novo. 
É abençoar o amor, aquele lá, que a gente não alcança mais.

 [Ana Jácomo]

domingo, 8 de fevereiro de 2015

"Eu já não tenho mais vida!
Tu já não tens mais amor!
Tu só vives para o riso,
eu só vivo para dor."