sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

siga o coração, mas leve seu cerebro junto


Não é fácil tomar uma decisão, principalmente quando a cabeça e o coração estão descompassados. As vezes até sei qual o melhor caminho a seguir mas, as lembranças, os sentimentos e a saudade confundem minhas expectativas da realidade. E, por mais difícil que pareça é importante ajustar os dois para seguir em frente.
O primeiro passo é tomar a decisão, nesse momento preciso racionalizar mais, manter na mente os motivos pelo qual me fizeram optar pela mudança e que eu acredito que essa mudança seja o melhor para a minha vida.
Mas, nem sempre racionalidade é a resposta pra tudo, a emoção é um conjunto de pensamentos espontâneos que vem para me permitir ter uma serie de desejos que me levam a ações imediatas, medo, tristeza e angustia me fazem refletir mais e a alegria e o desejo me leva a procurar sempre uma vantagem daquilo. Então preciso aprender a balancear, razão e emoção, ambas são "vozes" disponíveis a minha consciência porém diferentes pois, um se manifesta mais em palavras e o outro através de emoções. Os sentimentos, como amor, magoa, compaixão, ressentimento, tem raízes mais profundas, mas tem que ser aceitos, ser resiliente, aprendi com uma amiga que resiliência é aceitar o que não podemos mudar, resistir e reagir de modo otimista as situações mais adversas da vida, algo difícil de conseguir mas que pode ser treinado pois pode ser um bom aliado. O problema é que quando as emoções tem um espaço muito maior em nossas mentes do que deveria ter, desequilibra as coisas e esse processo provoca a tristeza e até a depressão, então não é bom deixar espaço para que a frustração, a sensação de impotência tomem o lugar da motivação para resolver os problemas. Os acontecimentos que causam trauma são um alerta da vida para te despertar para novos comportamentos e reflexões que contribuam para melhorar a minha qualidade de vida.
Bom, saber eu sei e falar é fácil, difícil mesmo é por em prática, mas vou me permitir ouvir as mensagens que o corpo tem para passar sem deixar de ouvir o coração também, afinal a saúde vem em primeiro lugar e ninguém quer ter um infarto ou uma doença psíquica por causa de depressão né!? então não vou me tornar refém dos conflitos e tomar decisões sem pensar e sim manter a calma e ter motivação para levar a vida em paz e manter o equilíbrio entre a mente e o coração, afinal como disse Nelson Mandela: Uma boa cabeça e um bom coração formam sempre uma combinação formidável. Dessa forma é mais simples fazer o coração entender que o caminho a trilhar é o melhor a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário